Governadores Carlos Moisés e Eduardo Leite dão início à criação de plano de integração rodoviária entre SC e RS

Objetivo é tirar do papel obras que facilitem o deslocamento entre os dois Estados

Por Redação Oeste Mais

04/07/2021 08h41 - Atualizado em 04/07/2021 08h41



Encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 2 (Foto: Julio Cavalheiro/Secom)

Os governadores de Santa Catarina, Carlos Moisés, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deram o pontapé inicial para a criação de um plano de integração rodoviária entre os dois Estados. A proposta surgiu de um encontro entre os chefes do Executivo na Casa D’Agronômica, em Florianópolis, na tarde desta sexta-feira, dia 2.

 

O objetivo do plano, que será oficializado por meio de um termo de cooperação, é fazer um planejamento comum para tirar do papel obras que facilitem o deslocamento entre os dois Estados. 

 

Os principais focos serão a ligação entre Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS) - que dá acesso aos cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra - a retomada da obras no chamados Caminho das Neves, entre São Joaquim (SC) e Bom Jesus (RS), e o início dos estudos para construção de uma ponte entre os municípios de Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), no extremo-Oeste.

 

O governador Eduardo Leite agradeceu a recepção do colega catarinense e disse que o encontro foi bastante produtivo. “Foi uma oportunidade de vir a Santa Catarina para conversar sobre diversas obras. Queremos fazer esse protocolo de intenções para que possamos realizar os ajustamentos necessários para tudo que for prioritário para os nossos Estados”, afirmou.

 

Os dois governadores também debateram a situação da Ponte das Goiabeiras, no Caminho das Neves, que sofrerá uma intervenção emergencial. Futuramente, além dos projetos para asfaltamento nos dois lados da divisa, será realizado um estudo para a criação de uma nova ponte no local.

 

O secretário de Estado da Infraestrutura de Santa Catarina, Thiago Vieira, citou que os dois Estados também trabalharão junto ao governo federal para acelerar a obra da BR-285, entre Timbé do Sul e São José dos Ausentes, o que facilitará o acesso aos portos do Sul catarinense.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.