FAKE NEWS: Polícia Militar alerta que dirigir sem máscara não é infração de trânsito

Uso da máscara dentro de carro particular é importante, mas não obrigatório

Por Oeste Mais

24/02/2021 10h30 - Atualizado em 24/02/2021 10h43





Circula nas redes sociais uma fake news sobre a aplicação de multa de trânsito aos motoristas que estiverem dirigindo ou pilotando seus seus automóveis particulares sem o uso de máscara, a partir desta terça-feira, dia 23. A Polícia Militar esclarece que o conteúdo em questão é falso e não deve ser compartilhado.

 

Os governantes determinaram a obrigatoriedade de utilização de máscaras em locais públicos e até privados acessíveis ao público, mas não há a exigência para o uso dentro de veículos particulares. A determinação também está na Lei Federal 14.019/20.

 

O falso texto afirma, ainda, que a infração nesse caso seria por dirigir sem os itens de segurança, com acréscimo de três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$128,00 por pessoa que estiver sem máscara. A mensagem diz também que a norma valeria, inclusive, para motocicletas.

 

Vale destacar que só são aplicadas multas quando as infrações cometidas por motoristas estão previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que é a lei que rege o trânsito brasileiro.

 

A utilização de máscaras é uma maneira de tentar impedir a disseminação e o contágio pelo novo coronavírus que ainda circula com força no Brasil, mas não é obrigatória dentro de veículos particulares.

Com informações do Portal do Trânsito


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.