Verão começa nesta quinta, mas mês mais quente deve ser fevereiro, segundo meteorologistas

Veja o que esperar do clima durante a estação mais quente do ano

Por Oeste Mais

21/12/2017 10:31 - Atualizado em 31/01/2018 23:11


A estação mais quente do ano inicia oficialmente nesta quinta-feira, dia 21. A entrada do verão está marcada exatamente para as 14h28, horário de Brasília. É neste horário que ocorre a menor sombra do ano no Hemisfério Sul. Hoje é também o dia mais longo de 2017.

 

"A principal característica deste verão é o fenômeno La Niña, que deixa as águas mais frias no Pacífico Sul, até março. Essas águas mais frias geram circulações na América do Sul", aponta Expedito Rebello, coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Início do verão está marcado exatamente para as 14h28 desta quinta-feira (Foto: Jhonatan Coppini/Oeste Mais)

São cerca de dez mil quilômetros de águas geladas, que começam na costa do Peru. Rebello diz que o fenômeno irá influenciar principalmente Sudeste e Centro Oeste, além de parte do Norte, com a ocorrência de mais chuvas. "As temperaturas são altas normalmente nesta época do ano, mas, por causa dessas chuvas, elas podem ser um pouco abaixo no normal nessas regiões", aponta.

 

Em Santa Catarina, a previsão para esta quinta-feira é de sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva. "O sol vai aparecer bastante, trazendo um dia com aquecimento, principalmente no turno da tarde. O que não muda muito é a nebulosidade, que segue aparecendo mais nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte", afirma a técnica em meteorologia Bianca Souza.

 

Por conta do calor, que fica entre 28 e 32°C pelo estado, há chance de chuva de verão, pancadas mais fortes, com raios e trovoadas no final do dia, com chance maior nas áreas entre o Oeste e a Serra. O dia também será marcado pelo abafamento.

 

Destaques do verão 2017/2018, de acordo com o Climatempo e Inmet

 

- Maior parte da chuva no Sudeste e Centro Oeste deve acontecer na primeira metade da estação;

- Janeiro será o mês chave para os estados do Centro Oeste e Sudeste, com 10 a 15 dias de chuva;

- Fevereiro deve ser o mês mais quente em todo o Brasil;

- O Sul deve ter chuva abaixo da média, mas sem ficar totalmente na secura, com longos períodos sem sol;

- Muita chuva na região Norte;

- Muito calor e pouca chuva no Nordeste

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.