Primavera inicia registrando temperaturas negativas em SC

Urupema registrou a menor temperatura do início da estação

Por Oeste Mais

23/09/2019 09:07 - Atualizado em 23/09/2019 09:58



São Joaquim inciou a primavera com geada (Foto: Michel Legnaghi / São Joaquim Online)

Santa Catarina registrou um começo de primavera bastante gelado. Esta segunda-feira, dia 23, iniciou bem fria em muitas cidades catarinenses. O município de Urupema registrou a menor temperatura do dia, -3,7 ºC.

 

A primavera começo oficialmente na madrugada desta segunda-feira, às 4h50. Este é um início astronômico e não meteorológico. Na meteorologia não há data para que as características da nova estação comecem a predominar. A mudança ocorre gradativamente.

 

O primeiro dia da primavera foi frio em muitas cidades do estado, especialmente na Serra. As menores temperaturas registradas desta manhã foram:

 

Urupema: -3,7°C

Bom Jardim da Serra: -1,9°C

São Joaquim: -1,7°C

Imbuia: 3°C

Lebon Régis: 3,9°C

Rancho Queimado: 4°C

Criciúma: 5,6°C

Florianópolis: 8,9°C

Chapecó: 9,4°C

Blumenau: 9,6°C

Joinville: 12°C

Primavera deste ano deverá ter menos chuvas (Foto: Melyna Branco/Oeste Mais)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a primavera de 2019 deverá ter menos chuvas do que o normal para esta época do ano na maior parte do país. A estação vai até o dia 22 de dezembro, quando começa o verão, à 1h19.

 

Tradicionalmente, a primavera é um período de transição entre a estação mais seca e a mais chuvosa na região central do Brasil. Já na região Norte, no interior do Nordeste e em algumas áreas centrais do país, as temperaturas sobem durante a primavera.

 

Ainda segundo o Inmet, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul serão uma exceção neste início de primavera. Os estados sulistas receberão uma frente fria vinda da Argentina e do Paraguai, trazendo chuva forte para a região e talvez até granizo. Os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul também serão impactados pela frente fria, mas com menor intensidade.

Com informações do Diário Catarinense e G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.