Ciclone extratropical previsto para SC não deve atingir o Oeste

Nota sobre fenômeno meteorológico previsto para o final de semana foi emitida pela Epagri/Ciram

Por Oeste Mais

25/10/2018 08:49 - Atualizado em 25/10/2018 08:49


A Epagri/Ciram emitiu nesta quarta-feira, dia 24, uma nota meteorológica indicando a formação de um ciclone que pode atingir a costa catarinense neste final de semana. Mas de acordo com o órgão, o fenômeno não deve chegar ao Oeste de Santa Catarina.

 

A nota indica que entre a noite desta sexta-feira, dia 26, e manhã de domingo, dia 28, “um ciclone extratropical deve intensificar-se na costa sul do Brasil, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esses sistemas podem ocasionar ventos fortes e condições adversas de mar, dependendo de sua intensidade ou proximidade da costa”.

 

De acordo com o informativo divulgado pela Epagri/Ciram, a previsão é que a intensidade do ciclone possa provocar ventos fortes, com rajadas de 60 a 80 km/h no litoral de Santa Catarina, especialmente no Litoral Sul e Planalto Sul. “No mar, em áreas mais afastadas da costa, as rajadas podem chegar a 100 km/h. O ciclone também favorece a condição de mar agitado e risco de ressaca no final de semana, especialmente no Litoral Sul”, aleta a nota.

 

A equipe de meteorologia afirma que continua monitorando a localização e intensidade do ciclone, atualizando a previsão no site da Epagri/Ciram.

 

“Ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos comuns no litoral sul do Brasil, apresentando maior frequência nos meses entre final de outono e início da primavera. Conforme registros obtidos nas estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram, os ciclones extratropicais mais intensos podem resultar em rajadas de 80 km/h a 100 km/k em municípios do sul catarinense”, completa a nota meteorológica.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.