Boletim hídrico traz situação de alerta para estiagem no Oeste e outras regiões de SC

Cidades em situação crítica se concentram principalmente na região Oeste e Planalto Central

Por Oeste Mais

23/10/2020 08h07



Falta de chuva preocupa municípios no Oeste (Foto: Divulgação/Epagri)

Dados do 11º Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, divulgado na quarta-feira, dia 21, alertam para um novo período de estiagem em várias regiões de Santa Catarina, caso não se normalizem as condições de chuva, onde já ocorrem baixos volumes no estado, principalmente nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Vale do Itajaí.

 

>> Boletim pode ser acessado aqui

 

Nestas áreas, os acumulados ficaram abaixo dos 30 mm de maneira geral. Apenas na região Extremo-Oeste, próximo ao Paraná, os volumes ultrapassaram os 30 mm. A passagem de frentes frias oceânicas e atuação de áreas de instabilidade provocaram acumulados mais significativos nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, que ficaram entre 40 e 80 mm, com pontuais acima dos 100 mm.

 

Situação de atenção

 

Pelo segundo boletim seguido houve aumento no número de cidades registrando problemas com o abastecimento. Na comparação com o boletim do início de setembro houve um aumento de 26 municípios em situação de atenção; aumento de mais um em situação de alerta e mais cinco cidades em situação crítica, concentrados principalmente na região Oeste e Planalto Central.

 

Em relação aos dados do boletim anterior, foi possível verificar também que o número de municípios considerados dentro da normalidade reduziu de 211 para 156. Portanto, 85 (32%) estão em estado de atenção, 12 (5%) em alerta e nove (3%) em estado crítico.

 

O Boletim Hidrometeorológico Integrado é um estudo quinzenal, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) juntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do estado.

 

O documento tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica em Santa Catarina e traz informações atualizadas, divulgadas nos sites das respectivas instituições, com a finalidade de compartilhar informações das condições hidrológicas dos rios catarinenses, bem como os impactos no abastecimento das cidades.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.