Formação de ciclone bomba pode provocar ventos de até 90 km/h

Site Climatempo destaca que os ventos mais intensos devem se concentrar entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense

Por Oeste Mais

14/09/2020 08h40 - Atualizado em 14/09/2020 08h40



A previsão é de ventos de até 90 km/h na região Sul do Brasil em razão da formação de um ciclone bomba neste início de semana. A condição deve ocorrer entre esta segunda-feira e terça-feira, dia 15.

 

“Os modelos meteorológicos indicam a formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul na madrugada desta segunda-feira. Os ciclones extratropicais são áreas de baixa pressão atmosférica e são muito comuns na América do Sul. Em geral, estão associados a frentes frias”, aponta o site Climatempo.

 

A previsão é que a pressão do ar caia de forma acentuada dentro de um curto período. “Quando há queda de pressão de pelo menos 24hPa em 24 horas, forma-se o que chamamos de ‘ciclone bomba’. Esta situação não acontece sempre, e os meteorologistas ficam mais atentos quando notam que a pressão do ar está baixando muito rapidamente em um local, pois isto é sinal de ventania e tempestade”.

 

O Climatempo destaca que os ventos mais intensos, de até 90 km/h, devem se concentrar entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense. Nas demais regiões os ventos deverão ser de em torno de 60 km/h.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.