Neve atinge 11 municípios de SC e ao menos 48 têm temperaturas negativas

Vejas as mínimas registradas nas cidades catarinenses, segundo dados da Defesa Civil

Por Oeste Mais

22/08/2020 11h34 - Atualizado em 22/08/2020 11h34



Mínimas registradas neste sábado (Foto: Divulgação)

Onze cidades catarinenses registraram neve entre quinta-feira e a tarde desta sexta-feira, dia 21, em Santa Catarina, incluindo três na Grande Florianópolis, informou a Epagri/Ciram. Segundo o órgão estadual, a neve ocorreu na Serra, Grande Florianópolis e Norte do estado.

 

Ao menos 48 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer deste sábado, dia 22 (veja acima). Na sexta-feira, dia 21, a menor temperatura do ano ocorreu no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, com -8,6ºC.

 

Na Grande Florianópolis, a neve ocorreu na parte serrana da região, nas cidades de Major Gercino, Anitápolis e Rancho Queimado. Além da Grande Florianópolis, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, na Serra, e Grão Pará, no Sul, registraram neve na noite de quinta-feira. No Norte catarinense, o fenômeno ocorreu nesta sexta em Joinville, São Bento do Sul e Mafra – nessas duas últimas, já durante a tarde.

 

A Epagri/Ciram monitora a precipitação de neve a partir de registros de moradores e visitantes que mandam as imagens para análise. A neve na noite de quinta é a primeira registrada em Santa Catarina este ano, segundo o órgão.

 

A temperatura mais baixa registrada no estado este ano foi no amanhecer desta sexta, com -8,6ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi instalada no local em 2008 e o dia mais frio até então registrado por esta estação tinha sido em 23 de julho de 2013, quando fez -7,8ºC.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.