Sexta-feira tem -8ºC, geada, árvores congeladas e chance de neve

Após neve na Serra, fenômeno ainda pode ocorrer em outras regiões do estado nesta sexta

Por Oeste Mais

21/08/2020 08h25 - Atualizado em 21/08/2020 08h29





Esta sexta-feira, dia 21, é de frio intenso com temperaturas negativas em muitas cidades de Santa Catarina. Fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, por volta das 5 horas, mas as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas. Árvores ficaram congeladas e teve geada no amanhecer.

 

Ainda há chance de neve, mas em outras regiões catarinenses e não mais na Serra, segundo o meteorologista Leandro Puchalski. Ainda de acordo com o meteorologista, a sexta-feira está amanhecendo com céu limpo na Serra e, por isso, não há mais chance de neve na região. Mas com o tempo ficando seco e a permanência do frio intenso, pontos altos da região tiveram registro de geada nesta sexta, segundo Puchalski.

 

Em Urupema, por volta das 6h, fazia -7,53 no Morro das Antenas, segundo uma das estações da Epagri Ciram, órgão de monitoramento do clima no estado. No Centro, o termômetro de rua registrava -6ºC no mesmo horário.

 

Em duas praças de São Joaquim, na Serra, água foi colocada em árvores pela prefeitura e com o frio intenso, os galhos acabam congelando. O efeito criado atraí os turistas.

 

O mesmo foi feito na praça do Centro de Urupema. O frio intenso na região exige cuidado também pois pode danificar canos e mangueiras que estiverem expostos.

 



Estações meteorológicas da Epagri/Ciram registram temperaturas negativas ou em torno de 0ºC em diferentes regiões de Santa Catarina. Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, na divisa com o Paraná e fronteira com a Argentina, por exemplo, fez 0ºC. A temperatura foi a mesma em cidades do Meio-Oeste e também na Serra.

 

O frio intenso segue e nesta sexta-feira a temperatura máxima em Santa Catarina é de 14ºC no Sul do estado e na Grande Florianópolis. No Norte deve fazer 12ºC e no Oeste , 11ºC. Já na Serra, a máxima deve ser de 8ºC.

 

Neve na Serra

 

A Serra catarinense registrou neve na noite desta quinta-feira, dia 20. O fenômeno foi visto em Bom Jardim da Serra por volta das 20h30, segundo a Central NSC de Meteorologia. A neve também foi confirmada pela Somar Meteorologia.

 

Na cidade, a temperatura mínima registrada foi -2,8°C, às 21h, segundo a Epagri/Ciram. Pouco depois das 21h30, o órgão confirmou neve no Centro de São Joaquim. Às 21h, a temperatura na cidade era de -0,93°C.

 

O estado está sob a influência de uma massa de ar polar. Na sexta-feira (21), o frio continua em Santa Catarina com mais força e com possibilidade de neve pela manhã. A partir da tarde volta a ter tempo seco e no fim de semana não tem mais chance de neve, mas sim de geada.





Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.