Nova frente fria deve chegar a Santa Catarina nos próximos dias

Estão previstas para esta semana temperaturas baixas com mínima de até -5°C negativos

Por Oeste Mais

09/07/2020 08h21 - Atualizado em 09/07/2020 08h21


Passado o fenômeno que se formou devido ao avanço do sistema de alta pressão pelo Uruguai, uma massa de ar frio e seco de origem polar deve atingir todo o estado. Na madrugada de quinta-feira, dia 9, algumas regiões poderão ter temperaturas negativas, sobretudo as áreas mais altas.

 

Estão previstas temperaturas baixas durante a noite e amanhecer com mínima de até -5°C negativos. Além de condição de geada ampla do Oeste ao Planalto, especialmente na sexta-feira, dia 10. No Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul, os termômetros podem chegar a 0°C com chance de geada isolada. Na Grande Florianópolis e Litoral Norte, a mínima deve ficar entre 6°C e 8° C.

 

Cuidado com mar agitado

 

De acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/Ciram), até sexta-feira o mar pode ficar muito agitado, com ondulações de até 3,5 metros e há risco de ressaca.

 

A Epagri/Ciram alerta para condição desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações. Além dos cuidados reforçados no frio, principalmente em função da pandemia do novo coronavírus e as doenças respiratórias características de inverno.

Imagem de satélite da Epagri/ Ciram

Confira a previsão do tempo nos próximos dias

 

▪ Quinta-feira, dia 9:

 

Tempo: amanhecer com mais nuvens no oeste e sul de SC. No decorrer do dia, tempo seco e frio com sol em todas as regiões.

 

Temperatura: baixa, com condição de geada isolada do Oeste ao Planalto Norte.

 

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas de 40 a 60 km/h no Litoral, na madrugada e manhã.

 

Sistema: massa de ar frio e seco de origem polar influenciando SC.

 

▪ Sexta-feira, dia 10:

 

Tempo: seco e frio com sol em todas as regiões de SC.

 

Temperatura: baixa, com condição de geada ampla do Oeste ao Planalto e de forma isolada no Alto Vale do Itajaí, Florianópolis Serrana e no Litoral Sul.

 

Vento: sul a nordeste, fraco a moderado.

 

▪ Sábado, dia 11:

 

Tempo: do Oeste ao Litoral Sul, aumento de nuvens com condição de chuva no decorrer do dia, devido a um cavado (área de baixa pressão). Nas demais regiões, variação de nuvens com aberturas de sol e chuva bem isolada na tarde e noite.

 

Temperatura: mais baixa ao amanhecer e em elevação durante o dia.

 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

▪ Domingo, dia 12:

 

Tempo: variação de nuvens com chuva isolada em SC, devido a um cavado e proximidade de uma frente fria. No decorrer do dia ocorrem aberturas de sol, especialmente no oeste e norte do estado.

 

Temperatura: estável com pouca elevação durante o dia.

 

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.