Vendaval e granizo atingem municípios do Oeste

Destelhamentos e quedas de árvores foram registrados em cidades da região

Por Oeste Mais

08/06/2017 09h27 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Município de São Miguel do Oeste foi o mais atingido (Foto: Divulgação/ADR de São Miguel do Oeste)

Fortes ventos atingiram a região Oeste de Santa Catarina entre a noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, dia 8. A Defesa Civil havia contabilizado danos em pelo menos cinco municípios até por volta das 9h30, incluindo prejuízos provocados por vendavais e até quedas de granizo.

 

As cidades mais atingidas, conforme a Defesa Civil, foram São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Chapecó, Descanso e São Carlos. As rajadas de vento chegaram a 104 km/h no município de Água Doce. Ventos fortes ainda foram registrados em Chapecó (79 km/h) e Xanxerê (75 km/h).

 

+ Vítimas são atingidas por raio no interior de Ipumirim

 

Outro problema foi a falta de energia elétrica. A Celesc informou que mais de 71 mil unidades consumidoras estavam sem abastecimento no início da manhã. Os desligamentos ocorreram especialmente pela queda de objetos sobre a rede. O município mais afetado também era São Miguel do Oeste, com mais de 42 mil unidades sem luz.

Vento deixou residências destelhadas em São Miguel do Oeste (Foto: Divulgação/ADR de São Miguel do Oeste)

Destelhamentos e quedas de árvores foram as principais ocorrências. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) também informou que o vento derrubou árvores na SC-157 em Coronel Freitas, na SC-283 em Seara e na BR-282 em São Miguel do Oeste e Maravilha. Pinhalzinho, Modelo e Xanxerê também tiveram registros de quedas de árvores.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina segue realizando os levantamentos e atualizando os dados sobre as ocorrências. Apesar de todos os prejuízos materiais, não há informações de pessoas feridas.

 

Chuva

 

Desde o dia 26 de maio chove no estado. Já são 29.361 atingidos em 91 municípios, com 21.631 desalojados, 2.667 desabrigados e 8.886 residências que sofreram danos, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 8 horas desta quinta-feira.

 

A previsão para esta quinta segue sendo de chuva de intensidade moderada a forte do Oeste ao Litoral Sul. Há ainda risco de temporais isolados no estado. A temperatura estará amena, declinando à noite, inclusive com chance de neve nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto Sul.

 

Próximos dias

 

Para esta sexta-feira, dia 9, a previsão indica a possibilidade de chuva fraca na madrugada em todas as regiões, melhorando gradativamente com aberturas de sol já na manhã.

 

Conforme a Epagri/Ciram, haverá uma queda significativa nas temperaturas devido à chegada de uma massa de ar polar. Já para o sábado, dia 10, a previsão é de tempo seco e ensolarado. A temperatura segue baixa, próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado, com condições de geada ampla.

Vendaval provocou danos em várias cidades do Oeste de SC (Foto: Divulgação/ADR de São Miguel do Oeste)

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.