Previsão de chuva do Oeste ao Sul deixa Defesa Civil de SC em alerta

Meteorologia prevê frente fria que traz nuvens e provoca chuva no estado a partir desta sexta

Por Redação Oeste Mais

12/06/2014 15h06 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



A previsão de chuva para esta sexta-feira, dia 13, e sábado, dia 14, deixa a Defesa Civil de Santa Catarina em alerta. De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o fenômeno deve se concentrar do Oeste ao Sul, mas há risco para todas as cidades catarinenses. Segundo a Defesa Civil, caso a previsão se confirme, pode haver risco para o Norte e Vale do Itajaí, já prejudicados pela chuva.


Segundo Puchalski, a semana termina com muitas nuvens que ainda permitem algumas aberturas de sol no turno da manhã. No entanto, uma frente fria deve avançar do Rio Grande do Sul ao longo do dia, trazendo aumento de nuvens para todas as cidades na sexta. A chuva deve ocorrer mais entre Oeste, Serra e Sul, ficando as demais regiões com céu encoberto. Isoladamente poderá chover forte no Oeste.


Para sábado, a previsão do meteorologista é de que a frente fria ficará no estado, trazendo céu nublado e chuva a qualquer hora em todas as cidades. Poderão ter pancadas fortes no Oeste. No domingo, dia 15, ainda há chance de chuva, conforme Puchalski, mas muito concentrada na madrugada. O decorrer do dia deve ter aberturas de sol. A chuva, no geral, deve ficar fraca e em poucas áreas.


Conforme a Defesa Civil estadual, pelo menos 130 mil pessoas foram afetadas em 42 municípios após fortes chuvas no último final de semana. Cerca de 20 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas. Duas mortes foram confirmadas: uma em Mafra e outra em Guaramirim.

G1 / SC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.