Sinal analógico de TV será desligado completamente apenas em 2023 em Santa Catarina

Transmissão 100% digital chegará a algumas cidades já no próximo ano

Por Kiane Berté

20/03/2017 10:38 - Atualizado em 05/02/2018 22:39



Em um ano, os telespectadores de cinco cidades catarinenses darão adeus a ruídos e interferência e terão imagens e sons com mais qualidade na hora de assistir à televisão aberta.

 

Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Paulo Lopes são os primeiros municípios do Estado a terem o desligamento do sinal analógico, previsto para 31 de janeiro de 2018.

 

Sem data certa para que o sinal analógico seja interrompido no Oeste, a estimativa é de que o desligamento total em Santa Catarina ocorra até 2023.

Há municípios que se quer possuem o sinal digital (Foto: Agência Brasil)

Porque estão mudando o sinal?

 

Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que emite imagem e som de cinema.

 

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700mhz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas.

 

Quais são as vantagens do sinal digital?

 

Imagem mais nítida, som de melhor qualidade e sem ruídos e interferências.

 

O que acontecerá quando o sinal analógico de TV for desligado em minha cidade?

 

Assim que o sinal analógico de TV for desligado, toda a programação dos canais abertos transmitidos pelo sinal analógico deixará de ser exibida. A tela de sua TV exibirá uma mensagem informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação continua sendo exibida pelo sinal digital.

 

Preciso comprar uma televisão nova?

 

Não. Todas os televisores podem ser utilizados para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, seu televisor pode precisar de adaptações. Confira abaixo as adaptações.

Com informações do DC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.