Facebook anuncia bot no Messenger para ajudar na prevenção ao suicídio

Tecnologia vai dar informações e direcionar quem precisa para os principais canais de atendimento, telefone, chat no site e e-mail

Por Oeste Mais

28/10/2019 17:17



O Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Facebook anunciaram na última terça-feira, dia 22, uma parceria para o lançamento de um bot no Messenger, que vai ajudar a obter informações e a direcionar o atendimento na prevenção ao suicídio.

 

Chamado de "Sala de Espera do CVV", a tecnologia vai direcionar pessoas precisando de ajuda aos números de contato e canais de ajuda do CVV, além de tirar dúvidas de como fazer doações ou se tornar um voluntário.

 

O objetivo da ferramenta não é fornecer atendimento de fato, mas direcionar quem precisa para os principais modos de atendimento do CVV, como o telefone 188, sem custo de ligação, o chat no site ou e-mail.

 

Segundo Elaine Macedo, porta-voz e voluntária do CVV, além da agilidade no atendimento, o bot vai permitir que os três mil voluntários do Centro se dediquem à atividade de atender quem precisa falar com alguém urgência.

 

O objetivo do CVV não é substituir terapia ou auxílio médico, segundo Elaine, mas ser um "amigo provisório", que poderá ter um ouvido atento, durante a conversa. No ano passado, o Centro recebeu mais de três milhões de ligações em todo o Brasil.

 

A ideia do bot foi inspirada numa iniciativa dos Alcoólicos Anônimos (AA), que criou um robô de atendimento para ajudar pessoas, em especial os mais jovens, a procurar informação sobre o alcoolismo.

 

Ferramentas de auxílio

 

O Facebook já conta com ferramentas especializadas no auxílio ao suicídio. Muitas vezes as pessoas compartilham informações que indicam tendência ao suicídio ou automutilação e, nesses casos, o usuário pode escolher "denunciar a publicação", clicando na seta no canto direito superior do post.

 

Aquele que fez a postagem receberá, então, uma mensagem da rede social avisando que um de seus amigos está preocupado (sem identificar quem), oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer.

 

Em casos de risco iminente o Facebook inclusive aciona socorristas e envia ajuda física. Segundo Daniele Kleiner, gerente de programas de bem-estar do Facebook na América Latina, no ano passado 3.500 pessoas foram atendidas por socorristas em todo mundo por intermédio da rede social.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.