Asteroide gigante potencialmente perigoso passará próximo da Terra

Chances de atingir o planeta são baixas, mas a Nasa não descarta possibilidade de colisão de asteroides em um futuro próximo

Por Redação Oeste Mais

26/05/2022 08h53 - Atualizado em 26/05/2022 09h05



Asteroide vai passar próximo ao planeta Terra nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Um asteroide com 1,8 km de diâmetro vai passar próximo à Terra nesta sexta-feira, dia 27. De acordo com a Nasa, o 7335 (1989 JA) é o maior asteroide que se aproximará do nosso planeta este ano.

 

Embora a Nasa tenha classificado o asteroide como "potencialmente perigoso", ele deve passar a uma distância de quatro milhões de quilômetros da Terra. Em termos práticos, isso é quase dez vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

 

Os cientistas estimam que o asteroide esteja viajando a cerca de 76 mil km/h, ou 20 vezes mais rápido do que uma bala em alta velocidade. Após esse episódio, a rocha não fará outra jornada próxima de nós até 23 de junho de 2055.

 

Teste de colisão

 

Embora a chance do 7335 (1989 JA) atingir a Terra seja extremamente baixa, a Nasa não descarta a possibilidade de uma colisão de asteroides em um futuro próximo. Além de monitorar os NEOs, ela recentemente lançou uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de uma rota de colisão com a Terra.

 

Em novembro de 2021, foi enviada a espaçonave Double Asteroid Redirection Test (Dart), que colidirá de frente com o asteroide Dimorphos, de 160 m de diâmetro, em algum momento entre setembro e dezembro deste ano. A colisão não destruirá o asteroide, mas pode alterar ligeiramente seu caminho orbital

Com informações do Uol


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.