Site da Anvisa é atacado por hackers

Invasores colocaram bandeira da Argentina e mensagem com referência indireta à quarentena obrigatória para viajantes

Por Oeste Mais

09/09/2021 14h33



Imagem da bandeira e uma frase foi deixada no ataque (Foto: Divulgação)

Um dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sofreu um ataque cibernético na tarde desta quarta-feira, dia 8. Na página, os invasores colocaram uma bandeira da Argentina e uma mensagem em português, contendo erros de ortografia: "não ficamos de quarenta para passear pelos seus servidores vamos ser expulsos tambem?".

 

Segundo o G1, o site alvo da ação é o dedicado ao preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), um documento obrigatório para todos os turistas vindos do exterior que desejam entrar no Brasil por via aérea.

 

A Anvisa diz que a ação não afetou dados e impediu o acesso à página por cerca de uma hora e trinta minutos.

 

"Assim que identificou o ataque, a área de segurança digital da Anvisa entrou em contato com os órgãos de segurança do Governo Federal para as ações cabíveis", explicou a agência. "O formulário ficou fora do ar entre 15h35 e 17h10. O serviço, no momento, está operando normalmente."

 

O ataque ocorre três dias depois da suspensão do jogo entre Brasil e Argentina. A partida foi cancelada após a agência entrar em campo para retirar atletas argentinos que descumpriram a exigência de quarentena prévia para entrada no país.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.