A LG anunciou nesta segunda-feira, dia 5, que vai encerrar as operações mundiais no mercado de celulares. A medida deve impactar diretamente a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a única da empresa sul-coreana no Brasil voltada para a produção de smartphones. A unidade, que também produz monitores, tem cerca de 1 mil funcionários. Desse total, 400 estão alocados na área celulares.
Com o anúncio desta segunda-feira, a LG se torna a primeira grande empresa que produz celulares a se retirar deste mercado.
A justificativa oficial é de que a decisão permitirá que a empresa concentre seus recursos em outras áreas que gerem lucro aos sul-coreanos, como componentes para veículos elétricos, dispositivos conectados, casas inteligentes, robótica, inteligência artificial, entre outros.
Em nota, a empresa informou que ainda oferecerá suporte de serviço para quem tem aparelhos da marca por mais algum tempo, que será determinado a depender de cada região do mundo.
Ainda de acordo com a LG, os modelos já produzidos de celulares devem ser vendidos até 31 de julho, quando a empresa acabará definitivamente com a sua área de smartphones.