Qual é o melhor jeito de desembaçar o para-brisa?

Saiba o motivo do vidro do seu carro estar embaçado

Por Jeferson Rubens Coppini

05/06/2017 16:55 - Atualizado em 31/01/2018 23:11


Dias frios e úmidos costumam trazer um incômodo bastante conhecido aos motoristas: carro com vidro embaçado. Está é uma situação, que além de chata, pode causar riscos aos ocupantes dos veículos.

 

Por que o vidro fica embaçado?

 

O embaço do para-brisa dos automóveis nada mais é do que o vapor d'água que está dentro do veículo e se condensa ao entrar em contato com uma superfície fria, no caso, os vidros.

 

O ar úmido e quente, presente no interior do veículo, ao entrar em contato com o vidro que está frio devido a temperatura do lado de fora, é resfriado e se condensa. Ou seja, transforma-se em minúsculas gotinhas de água.

Usar o ar condicionado é a melhor opção (Foto: 92Chill)

Qual é a solução para desembaçar?

 

Limpar o vidro com pano ou papel higiênico, além de ser bastante incômodo e atrapalhar o motorista, é uma medida temporária. Logo o para-brisa estará embaçado novamente.

 

Segundo especialistas ouvidos pela Super Interessante, o melhor método é utilizar o ar condicionado, pois ele puxa o ar de dentro do carro e devolve para o ambiente sem umidade.

 

Seu veículo não tem ar condicionado?

 

Jatos de ar quente ou frio resolvem o problema a curto prazo, mas, como eles não retiram a umidade do ar, assim que são desligados, volta o embaço.

 

Outra medida que também pode ser utilizada é aplicar produtos com película antiembaçante. Esses materiais são facilmente encontrados em lojas de conveniências automotivas.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.