Vacinação contra gripe alcança 97,69% do público-alvo em Ponte Serrada

Município ainda tem vacinas para crianças que precisam tomar a segunda dose

Por Oeste Mais

05/06/2019 09:33 - Atualizado em 05/06/2019 09:33



A Secretaria de Saúde de Ponte Serrada atingiu a meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano, com a imunização de 97,69% do público-alvo.

 

A meta imposta pelo Ministério da Saúde era atingir 90% da população de risco. Até a tarde desta terça-feira, dia 4, 3.173 pessoas tinham tomado a vacina no município.

 

“A vacinação vem se mostrando uma das medidas mais efetivas para a prevenção das gripes mais fortes e de suas complicações. É importante ressaltar que a nossa unidade de saúde possui somente vacinas para as crianças que necessitam da segunda dose. Salientamos que a prevenção é sempre o melhor caminho”, reforça a secretária de Saúde de Ponte Serrada, Adriana Pavelski.

 

A campanha para os grupos prioritários foi encerrada na última sexta-feira, dia 31 de maio. Mas uma orientação do Ministério da Saúde levou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) a liberar a vacina para toda a população desde a última segunda-feira, dia 3.

 

Cuidados e prevenção

 

Além da vacina, é recomendado adotar algumas medidas de prevenção para evitar a gripe:

 

- Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;

 

- A higienização também é importante depois de usar o banheiro;

 

- Antes das refeições; antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;

 

- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.