Temperaturas elevadas reforçam alerta para uso controlado da água

Campanhas da Casan têm sido intensificadas desde junho, quando os índices de chuvas começaram a se mostrar bem abaixo do esperado

Por Oeste Mais

10/09/2019 13:26 - Atualizado em 10/09/2019 13:32



Com a continuidade da estiagem, associada à elevação das temperaturas em todo o Estado, a Casan reforça o pedido de economia da água tratada. O uso consciente por parte da população tem sido um grande diferencial em 2019, permitindo à Companhia manter o abastecimento estável apesar da prolongada estiagem que está comprometendo diversos rios.

 

As campanhas da Casan têm sido intensificadas desde o mês de junho, quando os índices de chuvas começaram a se mostrar bem abaixo do esperado, mesmo levando em conta que o outono já é um período de baixa precipitação. Em julho e agosto as precipitações ficaram até 80% abaixo do habitual. 

 

O déficit hídrico reforça a importância do uso responsável, especialmente evitando-se ações como a lavagem de casas, pátios, calçadas e carros. É preciso também atenção para atividades domésticas e de higiene pessoal.



Estimativas indicam que aproximadamente 75% da água consumida numa casa são gastos nos banheiros. Por esse motivo, uma dica importante é evitar banhos prolongados, já que o chuveiro é um dispositivo de consumo significativo de água. Estima-se que a cada minuto no banho há um consumo de aproximadamente dez litros de água.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.