SUS passa a oferecer tratamento contra diabetes e problemas relacionados à doença

Governo deve fazer campanhas de conscientização sobre os níveis de glicemia na população

Por Oeste Mais

01/11/2019 09:09



O Sistema Único de Saúde agora é responsável pelo tratamento do diabetes e problemas causados pela doença. Sancionada nesta semana, uma nova lei estabeleceu uma nova Política Nacional de Prevenção do Diabetes.

 

De acordo com o texto, de autoria do senador Jorge Kajuru, o governo deve fazer campanhas de conscientização sobre a necessidade de medir os níveis de glicemia da população.

 

A lei foi aprovada por Hamilton Mourão, enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O general vetou um ponto que obrigava a disponibilização pelo SUS de exames com resultado imediato, como a glicemia capilar, furo feito no dedo do paciente para medir o índice glicêmico.

 

O senador Jorge Kajuru disse, durante a votação no Congresso, que os pacientes passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina.

 

Mais de 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil. A doença é causada pela baixa produção do hormônio insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue.

Com informações do Bem Estar


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.