SC Transplantes registra maior número de doações de órgãos em fevereiro

Foram 23 doações durante o período, melhor desempenho da história para o mês

Por Oeste Mais

04/03/2019 17:42


Helicóptero que era de uso exclusivo do governo de SC vem sendo utilizado para o transporte de órgãos (Foto Maurício Vieira/Secom)

Santa Catarina registrou em fevereiro de 2019 o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações no período.

 

Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices de doações. Os números mais expressivos foram registrados em 2016 e 2017, com 20 ocorrências cada.

 

A doação de órgãos em Santa Catarina tem registrado resultados expressivos. O número de doadores cresce desde 2005, com um incremento de 50% na taxa de doadores efetivos nos últimos seis anos.

 

O resultado coincide com a destinação do helicóptero de uso exclusivo do governador catarinense para o transporte de órgãos e tecidos. A ação foi fruto de um convênio assinado pelo governador Carlos Moisés no dia 6 de fevereiro. Desde então, a aeronave foi utilizada em três oportunidades.

 

A sugestão partiu da Casa Militar, órgão é responsável por acionar a aeronave sempre que há solicitação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da SC Transplantes. “A atitude do governo do estado honra a postura do povo catarinense, que é solidário e a favor da doação. Quando governo e sociedade caminham juntos, os resultados logo aparecem”, comenta o coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.