Há tempo desaparecida, Caxumba volta a assustar o Brasil

Doença está reaparecendo devido ao baixo índice de vacinação

Por Oeste Mais

10/09/2019 11:22 - Atualizado em 10/09/2019 11:22



A caxumba voltou a assustar os brasileiros em várias regiões do país. Assim como o sarampo, o aumento de casos da doença está relacionado à queda da vacinação.

 

A caxumba ficou muito tempo desaparecida, mas segundo o Ministério da Saúde, voltou a assustar os brasileiros por causa da imunização que tem atingido níveis abaixo do índice recomendado, que é de 95%.

 

A vacina contra a doença é chamada de tríplice viral, a mesma que protege contra sarampo e rubéola.

 

O Brasil vem alertando há cerca de três anos sobre a queda da vacinação. Os municípios não são obrigados a notificar autoridades estaduais e federais sobre os casos de Caxumba. Por isso, não há dados exatos sobre todas as regiões do país.

 

No estado de São Paulo foi possível identificar que os grupos com maior incidência da doença são formados por jovens e adolescentes.

 

A caxumba é uma doença que atinge as glândulas salivares. Os sintomas mais comuns são febre, dor na face e aumento do volume dessas glândulas na região da mandíbula.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.