Especialista alerta para sintomas da artrose nos ombros

Médico ortopedista e traumatologista aponta causas e medidas para prevenir desgaste da cartilagem da articulação do ombro

Por Oeste Mais

28/02/2019 08:34


Joaquim Reichmann é médico ortopedista e traumatologista (Foto: Divulgação/MB Comunicação)

A omartrose ou artrose no ombro é causada pelo desgaste da cartilagem da articulação do ombro, o que provoca dor em determinados movimentos. Com o passar do tempo, as dores ficam mais intensas e podem se estender para os braços.

 

O diagnóstico precoce é fundamental, alerta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann. Ele informa que a doença pode surgir em razão de fatores genéticos, movimentos repetitivos ou de alto impacto, degeneração da articulação devido à idade e artrite reumatoide crônica.

 

Os sintomas envolvem dor e inchaço no ombro, dificuldade em realizar movimentos, sensação de areia na articulação do ombro e estalidos ao movimentar. O diagnóstico é feito com avaliação física e exames de imagem, como o raio-X.

 

Medicamentos que aliviam a dor e sessões de fisioterapia para melhorar a mobilidade do ombro são indicados como tratamento, que pode ser complementado com o uso de gelo e exercícios de musculação, desde que com orientação profissional. Também pode ser indicada a artroscopia (pequeno procedimento cirúrgico feito para retirar calos ósseos) e, em casos muito graves, uma prótese poderá substituir a articulação lesionada.

 

“Importante destacar que ao aparecer sintomas que possam indicar problemas nos ombros, é fundamental procurar um médico para obter o diagnóstico adequado e iniciar o tratamento o mais rápido possível”, alerta Reichmann, desaconselhando também a automedicação.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.