Santa Catarina identifica primeiro caso de varíola dos macacos no estado

Paciente tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha

Por Redação Oeste Mais

07/07/2022 21h16 - Atualizado em 07/07/2022 21h21



O estado de Santa Catarina identificou nesta quinta-feira, dia 7, o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox). O paciente é de São Paulo, mas esteve em Florianópolis, por isso o caso é considerado importado.

 

A informação foi confirmada pela prefeitura da capital e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que ressaltou que não há confirmação de nenhum caso de transmissão da doença dentro do estado.

 

O morador de São Paulo tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha. Depois, passou alguns dias em Florianópolis, mas já retornou para o estado de origem. A confirmação veio após o homem passar por avaliação médica.

 

As pessoas com quem o homem teve contato estão bem e seguem em monitoramento, conforme informações da prefeitura de Florianópolis.

 

Casos no Brasil

 

Após quase um mês do primeiro registro da doença no Brasil, o número de casos subiu para 142 nesta quinta-feira, conforme dados do Ministério da Saúde.

 

São Paulo, estado com maior número de infecções, tem 98 pacientes com a doença. No mapa abaixo, é possível observar os estados brasileiros que possuem casos confirmados de monkeypox.

 

Apenas um dos registros é de uma paciente do sexo feminino, os demais são todos do sexo masculino.

Foto: Divulgação

Com informações do NSC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.