Duas cidades de SC não registram mortes por Covid desde o início da pandemia

Das 295 cidades catarinenses, apenas Flor do Sertão e Novo Horizonte não tiveram óbitos

Por Redação Oeste Mais

29/10/2021 09h07 - Atualizado em 29/10/2021 10h13



Dos 295 municípios catarinenses, apenas dois não registraram mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia. Novo Horizonte e Flor do Sertão, no Oeste de Santa Catarina mostram um cenário diferente em relação ao vírus.

 

As duas cidades ficam na mesma região e tem menos de 5 mil habitantes. De acordo com dados do IBGE, Flor do Sertão tem cerca de 1.575 mil moradores, enquanto Novo Horizonte tem 2.366 habitantes. A estrutura de atendimento também é a mesma, pois os dois municípios têm somente uma unidade de saúde.

 

Segundo a secretária de saúde de Flor do Sertão, Maristela Cassol Valler, a unidade de saúde teve que passar por mudanças para conter a propagação do vírus. O horário de atendimento foi estendido e houve a criação de uma sala especial para atender pacientes com sintomas da doença. Outro protocolo que diferenciou foram os uniformes utilizados pelos profissionais da saúde que eram higienizados na unidade, com objetivo de evitar a circulação do vírus, explica Maristela.

 

O fato de detectar suspeitos da doença no início dos sintomas também auxiliou para evitar o agravamento dos casos. “Os agentes não pararam de trabalhar. Eles faziam visitas em 100% das casas, orientando para que, se a pessoa tivesse sintoma gripal, procurasse atendimento o mais rápido possível. Esse atendimento precoce ajudou as pessoas. Tudo que foi atendido rápido teve um melhor resultado” salienta a secretária.

 

Em Novo Horizonte a situação não foi diferente. A rede municipal de saúde teve que se readaptar para atender os moradores. Segundo o secretário de saúde do município, Rogério Acássio Mascarello, a comunicação com a população foi essencial para que o número de casos não aumentasse.

 

Todos os pacientes confirmados recebiam acompanhamento de um profissional, que verificava diariamente a evolução da doença, explica o secretário. “O que fizemos nesses 19 meses de pandemia foi toda uma comunicação com a população sobre os cuidados, além de criar condições para dar todo o atendimento com segurança aos nossos munícipes”, relata.

 

Segundo dados apresentados pelos municípios, em Flor do Sertão, 80,75% da população já completou o esquema vacinal, e em Novo Horizonte 80,74% dos moradores já tem as duas doses ou dose única da vacina. Até esta quinta-feira, dia 28, Santa Catarina havia registrado 19.626 mortes em decorrência do vírus.

Com informações do NSC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.