Municípios da Amai recebem reconhecimento do Ministério da Saúde por combate à Covid-19

Bom Jesus, Lajeado Grande e Vargeão estão entre as 18 cidades em destaque em Santa Catarina

Por Redação Oeste Mais

01/07/2021 17h04 - Atualizado em 01/07/2021 17h04



O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

 

Em Santa Catarina, 18 cidades receberam o selo “Atenção Primária de Qualidade”, que além de valorizar o esforço dos profissionais de saúde, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada no sistema de saúde.

 

Entre os premiados do estado estão três municípios da região Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani). As cidades são Bom Jesus, Lajeado Grande e Vargeão.

 

São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios serão avaliados para receber o selo APS de Qualidade. O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados em 2020.

 

Dentre os critérios estão:

 

Consultas de pré-natal;

Atendimento odontológico na gestação;

Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;

Cobertura de exame citopatológico;

Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;

Acompanhamento de pessoas hipertensas;

Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.