Hospital Regional São Paulo alerta para superlotação

Pacientes devem procurar o hospital somente em casos graves, de urgência e emergência

Por Oeste Mais

26/05/2021 10h35 - Atualizado em 26/05/2021 10h46



O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, está fazendo um alerta para uma superlotação na unidade e solicita para que as pessoas procurem o hospital somente em casos graves (urgência e emergência).

 

Com a grande demanda, a capacidade de atendimento fica reduzida e o tempo de espera pode ultrapassar o preconizado pela Classificação de Risco. 

 

De acordo com o diretor técnico do HRSP, Mario Marques, além de 100% de ocupação na UTI Geral, setores de internação e a UTI Covid estão lotados. A situação é agravada em decorrência da existência de pacientes graves internados na emergência, alguns deles intubados, aguardando transferência e necessitando de um cuidado maior dos médicos e profissionais de enfermagem para receberem o melhor atendimento possível até que se consiga leitos nas UTIs e/ou enfermaria conforme a necessidade de cada caso.

 

Além disso, a Emergência do HRSP registrou aumento na busca por atendimento médico, a maioria casos clínicos – que não são de urgência ou emergência – e que não tem relação com a pandemia do coronavírus, mas, mesmo assim, os leitos de UTI e Enfermaria Covid continuam lotados.

 

A orientação à população é para que busque o atendimento na rede básica de saúde do município. As Unidades Básicas de Saúde de Xanxerê atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O município conta ainda com o Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto ao Hélio dos Anjos Ortiz, para pacientes com sintomas respiratórios e suspeitas de Covid-19.

 

"Reforçamos e pedimos a população mais uma vez para que redobrem os cuidados. Usem máscara, higienizem as mãos com álcool, evitem aglomerações e procure ficar em casa, saindo somente em casos de necessidade. Além disso, é importante que a população fique atenta as baixas temperaturas que serão registradas nos próximos dias, pois é nesse período que aumentam os casos de doenças respiratórias e também de internações", aponta nota do HRSP. 

 

Confira os dados atualizados desta quarta-feira, dia 26:


Quantidade de internados no HRSP: 132

UTI NEO: 06

UTI Geral: 11

UTI Covid: 20

Unidade Covid: 03

Observação na emergência no momento por sintomas gripais: 04

Aguardando leito de UTI Geral via SISREG: 04

Pacientes aguardando leito de UTI Geral para sair isolamento uti Covid: 01

Número de pacientes internados na emergência: 23

Intubados na emergência: 04

Intubados na UTI Covid: 11

Intubados na UTI Geral: 10

Intubados na UTI Neonatal: 01


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.