Comitê da Covid-19 recomenda cuidados no pós-vacina em Chapecó

São necessários 10 a 12 dias para que a imunização faça efeito, diz médico

Por Oeste Mais

25/05/2021 10h24



A Administração Municipal de Chapecó convocou nesta segunda-feira, dia 24, uma nova reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid, no auditório da Prefeitura, para avaliar a situação da Pandemia. Uma das sugestões, diante do avanço da vacinação, com 52 mil pessoas que já tomaram a primeira dose e 22 mil com a segunda dose, é para manter os cuidados.

 

O médico Paulo Benites disse que, mesmo após tomar a vacina, ainda são necessários 10 a 12 dias para que a imunização faça efeito. Por isso as pessoas devem manter os cuidados mesmo após a vacinação.

 

A vereadora Marcilei Vignatti sugeriu uma campanha de conscientização para que seja feito um esforço final da população, para evitar nova onda de contágio, principalmente com a nova variante, indiana, identificada no Maranhão.

 

O vereador Mauro Zandavalli sugeriu fechar a fronteira com a Argentina, pois essa variante também foi identificada na Argentina. O prefeito João Rodrigues disse que a Administração vai dar encaminhamento das sugestões e pretende disponibilizar uma nova unidade móvel de atendimento, testagem e medicação, dentro da operação “Lockdown Inverso”.

 

Ele ressaltou que as medidas adotadas até o momento têm dado certo, tanto que outros municípios e até o Ministério da Saúde estão tomando medidas similares. O vice-presidente do Sicom, Ricardo Urbancic, e o presidente da Acic, Nelson Akimoto, também farão uma campanha de conscientização nas entidades empresariais.

 

Os integrantes do comitê avaliaram que é o momento de um esforço final de toda a comunidade, até avançar a vacinação e assim manter o contágio sob controle. O Hospital Regional do Oeste continua com internação alta, mas não por aumento dos casos de Covid mas sim por outras doenças. Dos 96 internados na UTI Covid, somente 25 são de Chapecó. Há pacientes de outras regiões, como Campos Novos, Fraiburgo e Caçador.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.