Segundo informações divulgadas no boletim da Secretaria de Estado da Saúde, desta quarta-feira, dia 21, pela primeira vez em 50 dias o número de pacientes com Covid-19 na fila de espera por leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é inferior a 100.
Conforme os dados divulgados no boletim até esta quarta-feira, eram 80 pessoas aguardando vaga. Desde que os dados passaram a ser divulgados diariamente de forma detalhada pelo governo, em 3 de março, esse é o menor número registrado.
Desde o início da pandemia, 12.842 pessoas morreram por conta da doença. No total, 863.842 casos já foram confirmados, sendo 20.263 ativos.
Apesar da redução do tamanho da fila, os hospitais seguem cheios. São 1.024 pacientes internados em UTIs públicas, com diagnóstico de Covid-19 positivo, suspeito ou com outras doenças. No Sistema Único de Saúde (SUS), a ocupação geral de leitos é de 93%.
Em relação apenas aos leitos disponíveis para adultos, a taxa de ocupação é 95%. Contudo, a própria SES admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, na prática, não estão disponíveis.
Veja todos os dados sobre a ocupação de leitos em Santa Catarina.
Fila de espera por leitos
Veja abaixo, por região, quantos pacientes em Santa Catarina esperam por um leito de UTI Covid:
Grande Oeste (região de Chapecó) - 0
Meio-Oeste (região de Joaçaba) - 4
Serra (região de Lages) - 0
Norte (região de Joinville) - 37
Vale do Itajaí (região de Blumenau) - 0
Foz do Rio Itajaí (região de Itajaí) -
Sul (região de Criciúma) - 39
Grande Florianópolis - 0
O total é de 80 pessoas.
Operação "Rede Oculta" é deflagrada pelo Gaeco no Extremo-Oeste
Homem erra alvo e acaba matando a própria mãe com tiro no Paraná