VÍDEO: Equipe de saúde se equilibra em tronco sobre riacho para levar vacina da Covid a comunidade isolada no Amapá

Cena revelou risco ao qual profissionais estão submetidos

Por Oeste Mais

08/04/2021 11h41 - Atualizado em 08/04/2021 11h58



Esse é o único acesso à comunidade Massaranduba, na zona rural do município de Santana (Foto: Divulgação)

Uma cena tensa foi filmada no domingo, dia 4, onde uma equipe de saúde precisou se equilibrar em um tronco de árvore para levar vacina da Covid a comunidade isolada, as imagens foram registrada na Zona rural do município de Santana, no Amapá (assista mais abaixo).

 

A filmagem revelou o risco ao qual profissionais são submetidos. Esse é o único acesso à comunidade Massaranduba, na zona rural do município de Santana. As imagens mostram uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e dois moradores da comunidade passando pelo caminho com ajuda de uma corda.

 

Quem aparece primeiro no vídeo é Marquele Balieiro, de 36 anos, a enfermeira-chefe da equipe. Para levar o imunizante até o público-alvo de localidades ribeirinhas e quilombolas, ela contou que até mesmo o medo de altura foi enfrentado.

 

"Naquele momento eu tive que pensar entre o coração e a razão, porque a gente está levando um pouquinho de esperança para cada pessoa lá. Como tenho medo de altura, tive que superar esse medo. Quase eu caio, mas parei, respirei fundo e a gente passou tranquilo", relata a enfermeira ao G1.

 

A vacinação no Amapá chegou a 6,4% da população que tomou a 1ª dose e 2,07% que tomou a 2ª dose. Os dados são até a segunda-feira, dia 5, e apontam ainda que o estado tem 1.334 mortes e 99.237 infectados, dos quais 73,46% são considerados curados. São 301 pacientes internados pela doença, sendo 141 em UTI e 160 em leito clínico.

Com informações do G1


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.