O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), definiu a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 novos leitos de UTI em todas as regiões de Santa Catarina. O município de Ponte Serrada conta com a abertura de 20 novos leitos clínicos.
Dez leitos já estão ativos no Hospital Santa Luzia e mais dez serão abertos a partir desta segunda-feira, dia 01.
Em conversa com o Oeste Mais, na tarde deste domingo, dia 28, o médico Rodrigo Dalfovo, diretor administrativo da Associação Hospitalar Santo Expedito, falou sobre a abertura dos novos leitos no município:
“Serão cinco leitos femininos e cinco leitos masculinos [além dos dez já abertos nos últimos dias, totalizando 20 novos leitos no Hospital Santa Luzia. Esses leitos vão ser equipados com torpedos de oxigênio e motorização, além de reforço de equipe”, destacou Rodrigo.
Ponte Serrada conta atualmente com dois respiradores para atender pacientes contaminados pela Covid-19.
Estado
Desde o início da pandemia, o número de leitos públicos de terapia intensiva foi ampliado em mais de 160%, ultrapassando os 1,5 mil leitos de UTI.
“Nossas ações não se baseiam apenas em ampliação de leitos, mas essa é uma frente importante do trabalho. Temos percorrido todas as regiões do Estado e conversado com os gestores hospitalares. Fizemos um esforço de abrir novos leitos e estamos assegurando recursos para que permaneçam abertos”, afirma o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
Confira os municípios que receberam leitos clínicos e de UTI:
Santa Catarina se aproxima de 12 mil mortes causadas pela Covid-19
Motociclista morre ao colidir na traseira de caminhão na BR-153