Oeste recebe dez respiradores para abertura imediata de novos leitos de UTI; região tem 97% dos leitos ocupados

Novos equipamentos possibilitarão a abertura imediata de leitos de UTI Covid no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó

Por Oeste Mais

05/02/2021 09h26



Respiradores para abertura de dez leitos no Oeste (Foto: Divulgação)

O governo de Santa Catarina determinou o envio imediato de dez respiradores pulmonares WEG para reforçar o atendimento de pacientes do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó e região.

 

Os equipamentos seriam enviados em operação especial, com apoio do Batalhão de Operações Aérea do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC). O embarque estava previsto para o início da manhã desta sexta-feira, dia 5, mas devido às condições meteorológicas, houve uma janela de tempo bom, o que permitiu antecipar o deslocamento da aeronave na noite desta quinta-feira, dia 4.

 

Os novos equipamentos possibilitarão a abertura imediata de leitos de UTI Covid. Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, recebeu o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o secretário de Saúde local, Luiz Carlos Baldan, o diretor-geral do Hospital Regional do Oeste (HRO), Osmar Arcanjo de Oliveira, e o presidente do Conselho Delegado de Administração da unidade, Gelson Dalla Costa, para definir o apoio à unidade.

 

Desde o início da pandemia, o governo catarinense ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região Oeste. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

 

O secretário da Saúde reforçou que o estado vem oferecendo todo o suporte à região, que conta com ocupação de 97% dos leitos, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira.

 

Para o enfrentamento da pandemia, o governo de Santa Catarina já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares de todo o estado.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.