Santa Catarina recebeu as doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, neste domingo, dia 24. O lote chegou às 8h43 no aeroporto de Florianópolis e a partir de segunda-feira, dia 25, será distribuída aos municípios catarinense. Segundo o Ministério da Saúde foram enviadas 47,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19.
Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, a vacinação também poderá começar na segunda. Ele afirmou que as vacinas inicialmente vão para as regionais de saúde, no mesmo esquema ocorrido na semana passada com outro imunizante.
"A logística está pronta há várias semanas e o critério é o mesmo [que ocorreu na semana passada], é a fase um que não foi completada. Iremos utilizar caminhão e se o tempo permitir também vamos distribuir por avião", disse.
O comboio com as doses foi escoltado pela polícia até o almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São José, na Grande Florianópolis.
Ainda neste domingo, a carga deverá passar pelo processo de conferência, depois será catalogada e dividida proporcionalmente de acordo com as demandas das 17 regionais de saúde.
As doses foram importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que será responsável pela produção da vacina no Brasil. O lote chegou na sexta-feira, dia 22, ao país e passou por inspeção e rotulagem antes da distribuição.
Tentativa de homicídio é registrada durante aglomeração em Xanxerê