SC prorroga campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite

Com a prorrogação, campanhas vão até o dia 13 de novembro em todos os 295 municípios catarinenses

Por Oeste Mais

28/10/2020 14h56



Santa Catarina decidiu prorrogar por mais duas semanas as Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite. Uma oportunidade a mais para que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes com menos de 15 anos para atualizar a caderneta de vacinação. Com a prorrogação, as campanhas vão até o dia 13 de novembro em todos os 295 municípios catarinenses.

 

Nas primeiras três semanas de Campanha, entre os dias 5 e 23 de outubro, foram vacinadas contra a poliomielite 168.825 mil crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos, de um público-alvo de 342.825 crianças, ou seja, aproximadamente a metade do total de crianças que deveriam ter sido vacinadas.

 

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), Lia Quaresma Coimbra, alerta que a baixa cobertura vacinal é um risco para todos. “A vacina ainda é a forma mais segura e eficaz de prevenção de inúmeras doenças. Através da vacina já conseguimos eliminar do estado doenças como a poliomielite, o sarampo e não queremos que elas retornem, por isso a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada”, enfatiza.

 

O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. 


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.