Com aumento de casos de coronavírus em Santa Catarina, cada vez mais cidade tem intensificado as restrições para tentar conter o avanço da doença, com redução de horário para funcionamento de estabelecimentos e restrições em locais públicos.
Os prefeitos de Dionísio Cerqueira, cidade no Oeste catarinense que faz fronteira com a Argentina, e de São Lourenço do Oeste, que faz divisa com o Paraná, anunciaram medidas mais restritivas, assim como as cidades de Campos Novos, também no Oeste e de Balneário Rincão, Siderópolis e Braço do Norte, no Sul do estado.
As medidas já estão valendo, algumas por uma semana, outras por 15 dias e algumas por tempo indeterminado. Em todo estado são mais de 23 mil casos de Covid-19, incluindo 304 mortes.
Oeste
Em Dionísio Cerqueira as novas medidas começaram a valer no sábado, dia 27, e inclui proibição de circulação de pessoas em ruas e praças, entre às 21 horas e 5 horas. Os serviços de alimentação, como restaurantes, pizzarias, só podem atender até às 21 horas e fazer entregas até às 23 horas.
Após as 23 horas só funcionar o hospital da cidade, farmácias, funerárias, serviços de segurança, táxi, cargas e os postos de combustíveis, menos as lojas de conveniência. A aduana para pessoas entre Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, na Argentina, segue fechada.
As vigilâncias sanitária e epidemiológica da cidade farão a fiscalização, bem como o corpo de bombeiros, a Polícia Militar e o Exército, por causa da fronteira. Multas podem ser aplicadas em caso de descumprimento. As medidas valem por 15 dias.
Outra cidade que anunciou medidas mais rígidas é São Lourenço do Oeste, que faz divida com o Paraná. O horário de funcionamento de bares e restaurantes é até às 22 horas.
Também fica proibida a aglomeração de pessoas e o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas. O descumprimento das medidas também pode gerar multa. Na cidade há um disque denúncia (49) 98433-9568.
Em Campos Novos, no Meio-Oeste, também estão valendo novas restrições para tentar conter o avanço do novo coronavírus, entre elas o limite de 70% de ocupação em estabelecimentos e a entrada é limitada a uma pessoa por família.
Bares, restaurantes, lanchonetes e padarias podem funcionar até às 22 horas. Após esse horário, só delivery e é obrigatório o uso de máscaras e a disponibilização de álcool em gel 70%.
Sul do estado
As medidas tomadas pelos municípios de são para tentar diminuir o número de pessoas circulando nas ruas, principalmente onde possa ter aglomeração. Em Siderópolis, estão suspensas as visitas à barragem do rio São Bento. O local é um dos pontos turísticos mais visitados da região. A suspensão é por tempo indeterminado.
Já em Balneário Rincão, por exemplo, a prefeitura proibiu o acesso às lagoas, à praia, e ao calçadão da cidade. Só vão poder circular na orla os pescadores artesanais, que são obrigados a usar máscara, e veículos de uso exclusivo dessa atividade.
Em Braço do Norte, as medidas restritivas atingiram até o setor da saúde. A partir de segunda-feira, dia 29, os agendamentos de consultas médicas nas unidades de saúde estão suspensos. A determinação é válida por uma semana. O prefeito da cidade é um dos casos confirmados de covid-19.