Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da Covid-19 no país

Números também indicam achatamento da curva e ritmo de contágio inferior à média nacional

Por Oeste Mais

03/06/2020 15h29


Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que o número de casos de coronavírus entre cada 100 mil habitantes em Santa Catarina está entre os menores do país.

 

Em dez semanas, o estado saltou 16 posições na comparação com outras unidades da federação. Os números também indicam achatamento da curva e ritmo de contágio inferior à média nacional.

Estado ocupa a sétima melhor posição em número de casos de coronavírus entre cada 100 mil habitantes (Foto: Robson Valverde/Secom)

Enquanto no Brasil a média é de 264,3 casos por 100 mil habitantes, em Santa Catarina o número cai quase pela metade (134,8). 

 

Logo após o primeiro decreto estadual com ações restritivas, ao ser detectado o primeiro caso de transmissão comunitário catarinense, o estado aparecia na 23ª posição no levantamento. Com as medidas adotadas, após mais de dois meses, saltou para a sétima melhor posição.

 

Com 9.660 casos confirmados, dos quais 5.828 já estão recuperados, e 148 mortes por Covid-19, o estado registra uma taxa de letalidade de 1,53%, a menor entre os estados do Sul e Sudeste.

 

Rede hospitalar

 

Além das medidas restritivas balizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), outro ponto importante foi a preparação da rede hospitalar para atendimento dos pacientes. Desde o início da pandemia, o governo do estado abriu mais de 500 novos leitos de UTI.

 

Desde o início do combate ao novo coronavírus, Santa Catarina também ampliou a testagem. Já foram realizados mais de 44 mil testes no estado, o que auxilia na tomada de decisões e monitoramento da doença. Santa Catarina registrou um aumento de 85% do número de exames feitos no mês de maio em comparação ao mês de abril.

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.