Santa Catarina reconhece epidemia de dengue em São Miguel do Oeste

Município confirmou 136 casos da doença somente neste ano

Por Oeste Mais

21/05/2020 15h19



A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) incluiu nesta quinta-feira, dia 21, São Miguel do Oeste em uma lista de oito municípios considerados em situação de epidemia de dengue.

 

O enfermeiro Marcos Bortolanza explicou que a caracterização de epidemia ocorre pela relação entre o número de casos confirmados e de habitantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o nível de transmissão epidêmico quando a taxa de incidência é maior de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. No caso de São Miguel do Oeste, esta taxa é de 316,2 casos por 100 mil habitantes.

 

Na última semana, foram confirmados mais cinco casos da doença no município, chegando a 136 no total. São 130 autóctones (contaminados no município), quatro importados e dois com local provável de infecção indeterminado.

 

O coordenador do setor da dengue, Célio Silva, salientou que a população precisa auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. “As equipes da dengue estão trabalhando arduamente nas residências e comércio do município, a fim de identificar possíveis locais de proliferação do mosquito. Mas é necessário o envolvimento das pessoas no cuidado, limpeza e organização dos quintais de suas casas”.

 

A secretária de Saúde do município, Geni Girelli, relatou que o São Miguel do Oeste realiza ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti e expedição de notificações e multas aos proprietários de terrenos sem manutenção. Entidades também se envolveram em campanhas de conscientização mais recentes, e está em andamento um roteiro de coleta de lixo e entulhos nos bairros e mutirão de limpeza. Ela reforça a importância de cada um fazer a sua parte. “Todos já sabem o que precisa ser feito, basta fazer”, pontuou.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.