Ativos com ação desinfetante e antisséptica são testados em SC contra Covid-19

Se aprovados, produtos deverão ser doados por empresa a hospitais e unidades de saúde

Por Oeste Mais

23/04/2020 08h51 - Atualizado em 02/05/2020 13h54



Produtos estão em fase de teste (Foto: Divulgação)

Pesquisadores do país e do mundo estão em busca de soluções para combater o novo coronavírus. Em Santa Catarina, a empresa NanoScoping, de Florianópolis, testará nos próximos dias três produtos desenvolvidos a partir da nanotecnologia: dois desinfetantes para limpeza de ambientes e um antisséptico para as mãos.

 

Um dos produtos foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante uma pesquisa de doutorado. Até agora, já foram confirmados resultados positivos contra diversos agentes patogênicos, tais como Pseudomonas aeruginosa (causador de pneumonia), Staphylococcus aureus (causador de infecções como meningite) e Salmonella typhimurium (responsável por gastrenterites, que podem ser graves).

 

“Nosso esforço agora é para realizar o teste contra o coronavírus”, destaca uma das fundadoras da empresa, Beatriz Veleirinho. Segundo ela, uma das grandes vantagens desses desinfetantes em comparação aos outros é a ação prolongada nas superfícies, que pode chegar a 72 horas de proteção, ampliando a prevenção.

 

As amostras já foram encaminhadas para as análises e os resultados podem ser divulgados nos próximos dias. Se a ação for confirmada, Beatriz antecipou a disponibilidade de doar os produtos para unidades de saúde e hospitais para higienização dos ambientes.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.