Visitas a pacientes e procedimentos eletivos estão suspensos no Hospital Regional São Paulo

Unidade também suspendeu eventos, estágios, atividades voluntárias, capacitações e treinamentos

Por Oeste Mais

18/03/2020 08h59 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê (Foto: Divulgação)

Diante da pandemia mundial do coronavírus (Covid-19), o Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, anunciou nesta terça-feira, dia 17, a suspensão das visitas a pacientes e dos procedimentos eletivos.

 

A medida foi publicada em uma portaria com outras recomendações. O objetivo é prevenir o avanço do vírus, com base nas recomendações emitidas pelo Centro de Operações e Emergência em Saúde (COES), da Secretaria de Estado da Saúde, que atua em conjunto com a Defesa Civil.

 

Segundo a assessoria de imprensa do HRSP, um leito de UTI está reservado para atendimento de pacientes infectados com coronavírus. Além disso, estão suspensos todos os procedimentos ambulatoriais eletivos, consultas ou exames até segunda ordem, exceto ambulatório de gestação de alto risco. Já as cirurgias eletivas (que podem ser reagendadas), serão suspensas pela instituição na sexta-feira, 20 de março.

 

A portaria emitida pelo hospital prevê ainda a interrupção até segunda ordem de todos os estágios supervisionados dentro da unidade hospitalar, atividades de voluntários, bem como o acompanhamento de profissionais médicos por estudantes de medicina. Eventos ao público externo e interno também foram cancelados, assim como capacitações e treinamentos.

 

Quanto à entrada de visitantes, o hospital suspendeu as visitas aos pacientes. Há exceção apenas aos pacientes de UTI Geral, que terão direito a uma visita por dia, pelo prazo de dez minutos, no período da tarde, seguindo os horários já existentes. A partir de agora, há restrição também para a presença dos acompanhantes em todo hospital, sendo permitidos exclusivamente aos pacientes menores de 18 anos e acima de 60 anos ou por determinação médica, em casos de extrema necessidade, além de um acompanhante por paciente na UTI Neonatal.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.