Morador de Caçador que estava no voo de brasileiro com coronavírus é monitorado

Homem, de 62 anos, não apresenta sintomas de doença, mas ficará isolado em casa por 14 dias

Por Oeste Mais

27/02/2020 14h12 - Atualizado em 17/04/2020 14h39


A confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, em morador de São Paulo que esteve na Itália, motivou o monitoramento de todos os outros passageiros do mesmo voo em que ele estava e também pessoas que tiveram contato com o paciente.

 

O homem chegou ao Brasil — no aeroporto de Guarulhos — no dia 21 de fevereiro em um voo vindo da Itália com escala em Paris, na França. Todos que estavam no mesmo avião estão sendo monitorados, entre eles passageiros catarinenses. Um deles, inclusive, já teria procurado o sistema de saúde para fazer exames em Florianópolis.

 

Outro é morador de Caçador, conforme divulgado na manhã desta quinta-feira, dia 27, pela Secretaria Municipal de Saúde. O homem, de 62 anos, não apresenta sintomas de doença, mas ficará isolado em casa por 14 dias.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde de SC, Helton Zeferino, todas as unidades de saúde estão orientadas sobre como tratar os casos suspeitos e, em caso de pacientes confirmados com a doença Covid-19, há um plano para o tratamento e o cuidado com o vírus.

 

“Já tivemos casos em Santa Catarina de pessoas que se negaram a fazer a coleta de amostras, e isso é muito ruim. A grande maioria das pessoas vai ser tratada em residência, com sintomáticos para uma síndrome gripal. É importante lembrar que temos um percentual pequeno, de 15%, de pessoas que vão precisar de cuidados mais intensos, e uma taxa de letalidade de 3,4%. De qualquer forma temos que ter a estrutura de saúde preparada para fazer frente àquilo que precisarmos, seja num pequeno ou grande numero de casos”.

Com informações do Diário Catarinense

COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.