Hemosc reforça pedido para doação de sangue durante o verão

Na temporada as doações tendem a diminuir, enquanto a procura por sangue pode aumentar

Por Oeste Mais

08/01/2020 10h30 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforçou nesta semana o pedido para a doação de sangue a fim de manter os estoques em um nível considerado adequado e seguro. Conforme o órgão, durante a temporada de verão as doações tendem a diminuir, enquanto a procura por sangue pode aumentar.

 

O sangue doado auxilia no tratamento de pacientes com alguns tipos de doença e em casos de acidentes e cirurgias que necessitam de transfusão. No momento, os estoques dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo estão reduzidos. 

 

A responsável pela Divisão de Produção do Hemosc, Muriel Mazziero, afirma que o órgão necessita de todos os tipos sanguíneos, mas ressalta que o estoque de O negativo costuma reduzir mais rapidamente.

 

"Como o O negativo é compatível com os outros tipos sanguíneos, ele é o sangue escolhido para transfusões de emergência, tendo um consumo maior e o mais afetado pelas diminuições das doações" explica Muriel.

 

Os locais para doação de sangue em Santa Catarina podem ser conferidos no site do Hemosc.

Com informações do Diário Catarinense


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.