Oito municípios do Oeste têm nível epidêmico de dengue, segundo Dive

Mais recente relatório foi divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira

Por Oeste Mais

17/06/2016 10h21 - Atualizado em 17/04/2020 14h39



Oito municípios de Santa Catarina apresentam nível epidêmico de dengue, conforme o boletim sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti divulgado nesta quinta-feira, dia 16. Todos ficam na região Oeste.

 

Pinhalzinho, Serra Alta, Bom Jesus, Coronel Freitas, Descanso, Modelo, Chapecó e União do Oeste possuem mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes, o que caracteriza a epidemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

No total, o estado registrou 4.294 casos de dengue entre 1º de janeiro e 11 de junho deste ano. Desses, 3.943 foram contraídos dentro de Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Bom Jesus, Brusque, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guatambu, Itajaí, Joinville, Itapema, Itapoá, Maravilha, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta, União do Oeste e Xanxerê.

 

Uma morte por dengue grave foi registrada em Santa Catarina, com um professor universitário de Chapecó morrendo em 13 de março.

 

Além da dengue, Santa Catarina tem transmissão dentro do estado de zika vírus. Quatro pacientes contraíram a doença em território catarinense, nos municípios de Chapecó, Coronel Freitas, Guaraciaba e São José do Cedro. Ao todo são 42 casos de zika vírus no estado. Além dos quatro contraídos em Santa Catarina, há 36 transmitidos fora do estado e dois em investigação para descobrir o local de origem.

 

Santa Catarina tem ainda 54 casos de febre de Chikungunya. Desses, 51 foram pegos fora do estado e três são investigados para determinar o local de origem.

G1/SC


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.