Faz bem ou mal? Carne suína e sua composição nutricional

Por Reges Costa

29/12/2017 13:49 - Atualizado em 31/01/2018 23:11




Alguns cortes têm maior quantidade total de ferro em comparação a aves e peixes. Possui elevado teor de potássio, fundamental na função cardíaca, e é boa fonte de selênio, com poder antioxidante, e o principal tem maior conteúdo de aminoácidos essenciais do que a carne bovina.

 

Conversa dos antigos

 

A crença de que carne de porco faz mal à saúde, é fonte de gorduras e colesterol, e que é produzida em más condições de higiene é antiga e errônea. Um mito. Com o avanço tecnológico, a carne suína passou a ser produzida com grande controle higiênico sanitário. A forma de criação e a alimentação oferecida aos animais também é diferenciada.

 

Muito saborosa, a quantidade de gordura está relacionada ao tipo de corte. A localização da carne no animal é fundamental para a avaliação do valor energético e lipídico, porém pouco afeta a concentração dos outros nutrientes, como carboidratos e proteínas. As carnes nobres dos suínos são o lombo e o pernil. O lombo suíno localiza-se em região similar ao filé mignon no boi e é uma das carnes com menor teor de gordura do animal.

 

Em relação à idade, animais mais jovens contêm menor teor de gordura, proteínas e minerais do que os adultos. Os jovens são menos predispostos ao acúmulo de gordura subcutânea e intermuscular.

 

Quanto ao sexo, as fêmeas apresentam menor predisposição para a formação de gordura do que machos, sendo que os castrados tendem mais ao acúmulo de gordura. Em relação às características nutricionais, a carne suína é fonte de proteína de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B (ex: tiamina e riboflavina), ferro, selênio, magnésio e potássio.

 

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Reges Costa

Colunista

Nutricionista Esportivo. Pós graduado em Nutrição Esportiva. Acadêmico de Bacharelado em Educação Física. Sócio proprietário da Performance Academia e Studio.

reges_costa@yahoo.com.br


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