Fique atento à sua alimentação e hidratação no verão


Por Reges Costa

19/10/2017 23h22 - Atualizado em 17/04/2020 14h39





A partir de agora terei um espaço especial aqui no site para conversar com vocês, trazendo informações relevantes que vivencio no meu dia a dia profissional, que podem ser úteis para quem busca uma vida mais saudável e ativa.

 

Neste primeiro bate-papo vou trazer algumas dicas importantes na alimentação e hidratação para essa mudança de rotina trazida pelo horário de verão.

 

O horário de verão nos proporciona dias mais longos, com maior exposição solar e também temperaturas mais elevadas. Com isso, temos que ter cuidados relacionados à alimentação, hidratação e fotoproteção, para não provocar prejuízos à saúde e ao desempenho esportivo.

 

Cerca de 60% a 75% do nosso organismo é composto de água. Nosso corpo não estoca água, então precisamos repor diariamente as perdas de 24 horas, de preferência de forma espaçada entre manhã, tarde e noite. A recomendação é de 35 a 40 ml água de peso/dia. (Exemplo para uma pessoa de 60kg: 2400ml de água ao dia)

 

A hidratação é de suma importância também na prática de atividades físicas, pois ela contribui para a manutenção do equilíbrio dos corporais, preservação do nosso sistema imunológico e da regulação da temperatura corporal, sendo que a desidratação e as altas temperaturas estão relacionadas à redução de desempenho no esporte, causando fadiga e cãibras.

 

Dica importante

 

Ingerir lentamente de 3 a 5ml/kg de água 2 horas antes; durante o treino, de 400 a 800ml/hora; e no pós treino em torno de 1 litro.

 

Alimentação mais leve e colorida

 

Com as temperaturas subindo, opte por alimentos de fácil digestão, ricos em água e com densidade energética mais baixa, como frutas, verduras e legumes. Associe proteínas magras como ovos, peixe, frango, lombo suíno, soja, filé mignon bovino, maminha e patinho. 

 

Curta nosso Facebook | Siga nosso Instagram

Reges Costa

Nutricionista especialista em nutrição esportiva. Bacharel em Educação Física e Personal Trainer. Sócio proprietário Performance Academia e Studio.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.