Por que é importante investir na sua marca e imagem pessoal?

Confira dicas e estratégias para se tornar referência

11/05/2019 07:33



Você já parou para pensar como anda a sua imagem e marca pessoal? Já refletiu como as pessoas e o mercado o enxergam como pessoa e como profissional?

 

Se você ainda não parou para pensar nesse assunto, saiba que isso tem muita relação com o sucesso das suas relações, tanto pessoais como profissionais.

 

Investir na sua marca e imagem pessoal é extremamente importante para você impulsionar a sua carreira e melhorar a sua relação interpessoal. E é isso que iremos abordar neste post.

 

Você é a sua própria marca

 

O que poucas pessoas não percebem é que no mundo corporativo, a imagem e reputação de um indivíduo contam muito em termos de projeção profissional.

 

Entender isso é um ponto fundamental para criar estratégias adequadas e assim promover a sua marca pessoal, como acontece com as grandes empresas.  

 

Dessa forma, quem deseja se destacar no campo pessoal e profissional precisa perceber os seus pontos fortes e melhorar as falhas que causam percepções negativas.

 

No entanto, é importante saber que não existe uma fórmula exata e que mesmo os maiores especialistas de diversas áreas levaram tempo para acertar o tom da sua marca pessoal.

 

Tenha em mente que uma marca pessoal às vezes precisa passar por mudanças, assim como uma marca comercial. Isso faz parte da evolução de qualquer negócio, e como individuo, não poderia ser diferente.

 

Personal Branding: A importância da marca pessoal

 

Estabelecer um posicionamento único e memorável é algo que muitos profissionais desejam. No entanto, poucos se preocupam com esse detalhe.

 

Se você ainda não se deu conta da importância do personal branding, abaixo listamos alguns dos benefícios que uma marca pessoal forte pode proporcionar.

 

Aumenta a empregabilidade

 

Um dos maiores benefícios de uma marca pessoal forte certamente está no aumenta da empregabilidade.

 

Deixar claro os seus pontos fortes e fazer isso ser reconhecido é um meio de chamar a atenção para o mercado de trabalho.

 

Por isso, investir no marketing pessoal é essencial para quem deseja sempre estar em evidência e aproveitar as melhores oportunidades no meio profissional.

 

Ajuda na tomada de decisões de outras pessoas

 

Em um patamar mais elevado, a nossa imagem pessoal pode ser uma referência e até mesmo servir de exemplo para outras pessoas.

 

Quem nunca desejou atingir o status de um determinado profissional ou ser referência na área em que atua? Muitos podem não assumir, mas sempre há alguém que nos inspiramos ou admiramos.

 

Trabalhar a marca pessoal serve exatamente para galgar esse objetivo: inspirar pessoas a tomarem certas decisões baseadas na nossa trajetória.

 

Ajuda a criar autoridade

 

Outro ponto relevante da marca pessoal é a construção da autoridade. Ser respeitado diz muito sobre o sucesso das nossas atividades e ações.

 

Dessa forma, trabalhar a imagem e marca pessoal pode tornar um profissional em uma referência de valor em um determinado assunto.

 

Este é o ponto onde se separam os profissionais medianos daqueles que deixam a sua marca na história.

 

Dicas para melhorar a sua imagem profissional

 

Agora que já vimos um pouco sobre a importância e como o investimento em personal branding pode ser benéfico para qualquer profissional, vamos às dicas práticas e entender como melhorar a imagem profissional.

 

 



Adote um estilo único de se vestir

 

Nossas roupas dizem muito sobre nosso estilo pessoal e como desejamos ser vistos pelas outras pessoas.

 

Por isso, adote um estilo que se encaixe com o seu jeito de ser sem “forçar a barra”. Teste combinações e estabeleça peças que sejam condizentes com o seu estilo de vida.

 

Um modelo de sapato, de camisa ou qualquer outro acessório pode ser uma excelente opção para deixar a sua marca registrada por onde você passe. Mas lembre-se: na dúvida, aposte nos estilos clássicos.

 

Invista em networking estratégico

 

Personal brading tem muito a ver com networking, no entanto, saber criar conexões certas é uma arte que poucos dominam.

 

Tanto no meio profissional como no pessoal é comum termos vários tipos de amizades e contato com pessoas de diferentes perfis. No entanto, nem todas essas pessoas são estratégicas para o seu crescimento profissional.

 

Dessa forma, é importante “separar o joio do trigo” e estreitar as  conexões que realmente são relevantes. Isso tem a ver com a identificação de oportunidades.

 

Outra grande dica de ouro é: seja sempre cordial e tenha algo também a oferecer às outras pessoas, caso contrário você poderá ser visto apenas como um oportunista.

 

Tenha postura positiva

 

Uma das grandes características das pessoas que possuem uma marca forte é exatamente a sua forma de pensar positivamente.

 

Ser uma pessoa negativa só afasta as pessoas e exerce o efeito contrário em quem deseja ser visto com uma referência ou autoridade em alguma área.

 

Não é a toa que as pessoas mais bem sucedidas atingiram o sucesso justamente pela sua forma de pensar. Lembre-se: o pensamento gera ação e a ação conduz os resultados.

 

Portanto, se você tem uma postura positiva, é comum atrair coisas boas. Logo, o contrário também é verdadeiro e se você duvida, experimente conversar com essas pessoas e comprove as diferenças.



Faça uma SWOT de si mesmo

 

Quem está atualizado com o mundo do Empreendedorismo e do Marketing já deve ter visto ou ouvido falar da SWOT.

 

Cada uma dessas letras representa uma análise sobre os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades em um ambiente que se mostra propício para o desenvolvimento de algum negócio.  

 

No entanto, analisar todos esses fatores em relação a nós mesmos é um ótimo exercício para traçarmos uma estratégia eficiente sobre a nossa marca pessoal.

 

Analise o que pode ser melhorado, destaque as suas habilidades, saiba como contornar as suas ameaças e perceba com mais detalhes onde estão as reais oportunidades.

 

Esse exercício pode fazer toda a diferença em médio e longo prazo para qualquer profissional que deseja se destacar e impulsionar a sua carreira.

 

Tenha um site ou blog pessoal

 

Pode parecer algo não muito importante, mas ter um site ou blog faz muita diferença para quem deseja impulsionar a sua marca pessoal.

 

Ter um espaço único para apresentar quem você é e os seus principais projetos é algo que demonstra uma preocupação real com a sua marca e imagem pessoal.

 

No entanto, ao criar um blog ou site, não se esqueça de registrar um domínio próprio, pois isso torna o seu canal mais profissional e diferenciado.

nós indicamos esse link para seu registro: weblink.com.br/dominios

 

Plataformas como o WordPress e o Joomla! são excelentes opções para criar um canal exclusivo da sua marca pessoal, pois são ferramentas gratuitas e de fácil utilização.

 

Conclusão

 

Investir na marca pessoal é uma excelente estratégia para quem deseja se destacar no mercado e se tornar uma referência profissional.

 

Entretanto, é importante tomar alguns cuidados para não cometer algumas falhas evitáveis ou perder o foco na busca por fama e exposição sem propósitos claros. 

 

Tenha em mente que sua marca pessoal nada mais é do que uma extensão da sua real personalidade. Por isso, sem autenticidade e consistência será muito difícil sustentá-la e projetá-la de forma positiva.

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