Destaque na busca pelo índice 'zero acidente', Fama Transportes realiza evento para conscientizar motoristas

Empresa com sede em Faxinal dos Guedes realizada desde 2014 ações de conscientização e educação no trânsito

14/05/2019 13:07





O aperfeiçoamento contínuo da equipe de 63 motoristas está entre os pilares da Fama Transportes para ser considerada uma das melhores transportadoras de cargas do Brasil. Em 2018, a empresa com sede em Faxinal dos Guedes inclusive recebeu o prêmio de melhor transportadora do país no ranking nacional de transporte rodoviário da BRF. As frequentes ações de orientação e conscientização dos motoristas visam alcançar o índice 'zero acidente'.

 

Na manhã de segunda-feira, dia 13, a Fama promoveu mais um evento para orientar e aperfeiçoar a equipe. Em razão do Maio Amarelo, movimento que chama a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, os motoristas foram envolvidos em atividades promovidas pela empresa em parceria com o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Concórdia e uma equipe da unidade da BRF de Faxinal dos Guedes.

 

Dinâmica de grupo, entrega de materiais com orientações e até o depoimento de quem vive as consequências da imprudência no trânsito fizeram parte da programação. O trabalho reforçou os perigos da direção combinada ao uso do celular, consumo de álcool, excesso de velocidade e outros comportamentos que elevam as chances de acidentes.

 

Vítima da imprudência



A jovem Émely Galo sensibilizou o público ao testemunhar a mudança de vida depois do acidente que sofreu em 2014. Ela está há cinco anos em uma cadeira de rodas após ser vítima da imprudência no trânsito. A jovem contou que o motorista responsável pelo acidente dirigia embriagado. Émely também estava sem cinto de segurança. “Eu quebrei quatro vértebras e uma delas perfurou a minha medula”.

 

No relato aos motoristas, ela ainda disse à equipe da Fama que a consciência e responsabilidade no trânsito são vitais para assegurar a integridade física. “A gente tenta conscientizar as pessoas ao nosso redor que tomem cuidado, porque a gente acha que nunca vai acontecer com a gente, mas as vezes acontece e é irreversível”, alertou.

 

Trabalho que faz a diferença desde 2014

 

Proprietária e administradora da Fama Transportes, Fátima Dalla Vecchia Westerich lembrou que as ações de conscientização e educação no trânsito foram implantadas ainda em 2014. “O propósito não é só no mês do Maio Amarelo, o foco é o ano todo. A gente tem treinamentos permanentes, pois nosso compromisso é a segurança”, ressaltou a empresária.



“Essa atividade vem ao encontro do motorista com a prevenção”, avaliou a instrutora do Sest/Senat, Marcia Psendziuk. E a opinião é a mesma de quem dirige os caminhões da Fama. “Isso incentiva o motorista a se conscientizar no que está fazendo, no dia a dia de trabalho”, destacou Cleomar Tiecher, que está há dez anos na empresa.

 

A Fama Transportes emprega atualmente 72 funcionários — 63 são motoristas. A empresa atua no transporte de produtos dos setores agropecuário, com 60% da frota, e primário (frigorífico), 40%. As dezenas de caminhões e carretas percorrem cerca de 500 mil quilômetros por mês.

 

“O objetivo é conscientizar e proteger a vida de quem está na estrada”, disse ainda Fátima sobre o evento do Maio Amarelo. “A presença da jovem Émely foi de muita importância na empresa. Ela conseguiu transmitir aos nossos funcionários o verdadeiro sentido da responsabilidade no trânsito e que a vida está acima de tudo”, concluiu a proprietária.






Informe Publicitário


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.