Dia do Farmacêutico: homenagem aos profissionais que cuidam da sua saúde e bem-estar

Nesta quarta-feira, o dia é voltado inteiramente para os farmacêuticos no Brasil

Por Oeste Mais

20/01/2021 10h02 - Atualizado em 20/01/2021 10h25



Melania Coppini, Leonardo Pacheco, Valdete Zotti Favero (Foto: Oeste Mais)

O farmacêutico é o profissional que orienta sempre quando necessário. Ele é responsável por analisar as prescrições médicas e receitar medicamentos aos pacientes com alguma enfermidade. Além disso, está sempre disponível para a população, muitas vezes como um amigo.

 

Para este dia 20 de janeiro de 2021, o Oeste Mais preparou um vídeo especial em comemoração ao Dia do Farmacêutico, com depoimentos e uma visão íntima do dia a dia de trabalho desses profissionais (assista logo abaixo).

 

O ramo de atuação dos farmacêuticos é amplo e abrange locais como farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas. Entre as atividades que são de responsabilidade do farmacêutico estão a manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, vacinas, cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos.

 

VÍDEO ESPECIAL DO DIA DO FARMACÊUTIO

O Dia do Farmacêutico existe para reconhecer o trabalho que o profissional tem realizado em benefício da saúde das pessoas. É um dia para dar ênfase ao especialista responsável pela promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, além da conscientização quanto à utilização racional de medicamentos e tantas outras atribuições.

 

“Farmácia não é simplesmente ir lá e vender um medicamento. E sim, dar uma orientação e ajudar o paciente com uma palavra amiga, é uma forma humanizada de tratar cada paciente, cada cliente” - Melania Coppini é formada há 12 anos como farmacêutica.

 

“Ser farmacêutico não é apenas só fazer o aviamento certo da receita, é a preocupação com a saúde e bem estar dos nossos clientes. É uma profissão que a gente se gratifica” - Leonardo Pacheco atua há 15 anos como farmacêutico no município de Passos Maia.

 

“O farmacêutico é muito importante para a saúde da população, porque nós somos os profissionais da saúde que a população tem acesso mais fácil. Chegou na farmácia, já encontra o farmacêutico lá, não precisa marcar hora. A gente está ali, sempre disponível pra orientar, pra ajudar, escutar, porque as pessoas são muito carentes também e elas precisam ser escutadas”, - Valdete Zotti Favero trabalha há mais de 30 anos em Ponte Serrada.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.