Lula perde votos, mas lidera pesquisa presidencial mesmo após prisão

Pesquisa do Datafolha foi realizada entre quarta-feira e sexta-feira da última semana

Por Oeste Mais

16/04/2018 10:16 - Atualizado em 16/04/2018 10:16


Lula tem 31% das intenções de voto (Foto: Amanda Perobelli/Estadão)

O brasileiro que a maioria dos eleitores pretende conduzir à presidência da República em 2018 está preso. É o que mostra a nova pesquisa Datafolha, em que Lula aparece com 31% dos votos, mais do que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem 15%. O levantamento divulgado neste domingo, dia 15, é o primeiro após Lula ter sido preso.

 

Na sequência aparecem Marina Silva, com 10%, Joaquim Barbosa, com 8%, Geraldo Alckmin, com 6%, Ciro Gomes, com 5%, Alvaro Dias, com 3%, Manuela D'Ávila, com 2%, Fernando Collor, com 1%, Henrique Meirelles, com 1%, Rodrigo Maia, com 1%, e Flávio Rocha, com 1%.

 

O número de Lula é menor do que o da pesquisa anterior, quando ele tinha 34%, mas pode ter sido afetado pela entrada de Joaquim Barbosa, que tem 8%, e também por toda a repercussão sobre a prisão do ex-presidente.

 

Lula ainda supera com facilidade qualquer adversário no segundo turno, seja Bolsonaro, Alckmin ou Marina. O PT o considera candidato do partido ao Planalto e diz que irá registrá-lo dia 15 de agosto. A condenação em segunda instância, no entanto, faz com que o ex-presidente se enquadre na Lei da Ficha Limpa. O registro depende de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral.

Com informações do Brasil 247 e Estadão


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.