Colombo está entre os três governadores que mais cumpriram promessas de campanha

Levantamento dos três primeiros anos de mandato dos governadores de todos os estados mais o Distrito Federal foi feito pelo G1

Por Oeste Mais

04/01/2018 08:15 - Atualizado em 31/01/2018 23:11


O governador Raimundo Colombo ocupa a terceira posição no ranking dos governadores que mais cumpriram as promessas feitas na campanha eleitoral de 2014 registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Colombo já realizou cerca de 82,60% dos compromissos assumidos. O levantamento dos três primeiros anos de mandato dos governadores de todos os estados mais o Distrito Federal foi feito pelo G1 e divulgado nesta semana.

 

“Este levantamento mostra que Santa Catarina enfrentou com sucesso a crise e isso é muito bom. O ano de 2017 foi difícil, com muitos desafios, mas a nossa equipe, a sociedade catarinense, o setor privado e as prefeituras cumpriram bem o seu dever. Na soma desses esforços, tivemos os melhores resultados. E, em 2018, os desafios continuam. Há muita coisa para vencer, mas estamos preparados e Santa Catarina vai continuar sendo referência para o Brasil. Eu não duvido que vamos crescer bem acima da média como aconteceu neste último ano”, disse Colombo.

Raimundo Colombo já cumpriu 82,60% das promessas de campanha, segundo levantamento do G1 (Foto: Arquivo/Oeste Mais)

O governador destacou que quando se faz uma avaliação é levado muito em conta a realidade, os desafios, a crise e as escolhas feitas. “Nós fizemos uma escolha muito difícil: não aumentar impostos. Não aumentando impostos não tivemos o aumento de receita, e a despesa sobe, então é muito difícil de equilibrar as contas. Mas eu não tenho dúvida que a escolha foi fundamental para o desenvolvimento do estado, para a geração de empregos, proteção às pessoas e para o atendimento da área social. Não adianta estar fazendo tantas obras e as pessoas estarem desempregadas”, disse.

 

A criação de um programa específico para empresas de médio porte está entre as promessas cumpridas. A medida ajuda as empresas a aumentarem a competitividade no mercado nacional e internacional. Também houve aumento do volume de recursos disponíveis através do Cartão na Escola, entregue aos diretores para pequenas despesas. A ampliação do sistema de internet banda larga para todas as escolas da rede estadual foi outra meta cumprida, além da adoção de sistemas informatizados e câmaras técnicas para reduzir a judicialização da saúde.

 

Foram analisados os compromissos relacionados ao combate à corrupção, transparência, administração, economia, segurança pública, turismo, direitos humanos e sociais, educação e cultura, meio ambiente e agronegócio, esporte, habitação, saúde, mobilidade urbana e infraestrutura. Dentre os governadores, o primeiro colocado é Flávio Dino, do Maranhão, com 91,89%, seguido de Confúcio Moura, de Rondônia, com 84,84%.


COMENTÁRIOS

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.